Diocese de Caxias do Sul
17/04/2025
Com a Catedral Diocesana lotada de fiéis em Missa da Ceia do Senhor, Dom José Gislon abre o Tríduo Pascal em Caxias do Sul
O rito do lava-pés teve pessoas de diversas idades, desde uma gestante até um homem de 33 anos, recordando a defesa e da criação; ao final, depois da transladação do Santíssimo, os catequizandos depositaram flores diante do sacrário
Na noite desta Quinta-feira Santa, 17 de abril, a Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila ficou lotada de famílias que se reuniram para celebrar a Missa da Ceia do Senhor. A celebração que abre o Tríduo Pascal foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon e concelebrada pelo pároco e vigário da Catedral, padres Volnei Vanassi e Tiago Camozzato.
O bispo também conduziu o rito do lava-pés que foi organizado em comunhão com o Jubileu dos 2025 anos do nascimento do Senhor. Foram lavados os pés de pessoas das várias idades que Cristo também viveu. O momento iniciou com o lava-pés de uma gestante, depois um bebê, passando por outras idades da infância, até um adolescente com 12 anos e um adulto com 33 anos, idade em que Jesus foi preso, morto e ressuscitou. Eles tiveram os pés molhados, enxugados e beijados por Dom José.
As crianças e famílias da Catequese fizeram um belo gesto: levaram flores aos pés do Sacrário que guarda o Santíssimo após a sua transladação, no Espaço Mater Dei. "Deixemo-nos interrogar pelos gestos de Jesus, tão distantes, mas tão próximos de nós, homens e mulheres do Terceiro Milênio, para podermos entender o que Ele fez por nós", salientou Dom José.
Catedral Santa Teresa