CATEDRAL SANTA TERESA

Notícias

Pastoral da Pessoa Idosa
28/07/2024

Missa na Catedral de Caxias do Sul celebra a IV Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos

Na Igreja-mãe da Diocese, Dom José Gislon presidiu a Eucaristia e abençoou os avós e idosos; em diversas paróquias, a Pastoral da Pessoa Idosa organizou atividades, celebrações, visitas e confraternizações para recordar a data

Missa na Catedral de Caxias do Sul celebra a IV Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos

Uma celebração emocionante, com a participação de muitas famílias com os avós e pessoas idosas, marcou a IV Jornada Mundial na Catedral Diocesana de Caxias do Sul - Paróquia Santa Teresa D'Ávila. Organizada pela Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Catedral, a Missa das 11h deste domingo, 28 de julho, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon e concelebrada pelos padres Volnei Vanassi e Tiago Camozzato. Ela ganhou um belo sentido de unidade com a PPI espalhada por toda a região.

Instituída pelo Papa Francisco em 2021, a Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos acontece sempre no domingo mais próximo ao dia 26 de julho, quando se celebra a memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus. Neste ano, o Santo Padre escolheu o lema motivador a partir dos Salmos. "Na velhice, não me abandones" (cf. Sal 71,9). Em diversas paróquias, a Pastoral da Pessoa Idosa organizou atividades, celebrações, visitas e confraternizações para recordar a data

Na procissão de entrada da Missa, líderes da Pastoral da Pessoa Idosa levaram ao altar os pedidos e intenções dos idosos visitados pela Catedral. A iniciativa foi fruto de um intensivo de visitas realizadas nos últimos dias para levar a mensagem e a proximidade da Igreja, convidar para a celebração e, na impossibilidade de participar presencialmente, que pudessem escrever seus pedidos. 

Dom José Gislon, na homilia, recordou que a solidão é a amarga companheira de muitos idosos, porque são vítimas da cultura do descarte. "Como sociedade, precisamos ter presente que os avós e idosos trazem no coração uma caminhada de fé e de experiência de vida que, muitas vezes, não é compreendida ou assimilada pelas novas gerações. Como cristãos, não podemos pactuar que a solidão e o descarte se tornem elementos frequentes no contexto em que estamos imersos, em relação aos avós e aos idosos", salientou.

O pároco da Catedral, padre Volnei Vanassi, expressou a alegria de contar com a colaboração da PPI. "A Pastoral da Pessoa Idosa é um dos rostos mais belos do que chamamos de 'Igreja em saída'. São mais de 70 idosos visitados com o carinho e o abraço da Igreja. Nossa gratidão à Pastoral da Pessoa Idosa espalhada por toda a Diocese". 

Para a coordenadora da PPI da Catedral, Ivanete Capelari, a celebração da IV Jornada dos Avós e dos Idosos é um sinal de unidade para olhar a realidade e cuidar de quem cuidou. "É uma bênção de Deus celebrar com eles, porque muitos deles ficam sozinhos em casa, não têm ninguém para conversar. Nós precisamos trazê-los para a Igreja e quem não pode vir até aqui, nós como Igreja precisamos ir até eles como rosto misericordioso da Igreja", pontuou.

Ao final da Missa, os avós e idosos receberam a bênção e uma lembrança organizada pela equipe da Catedral, além da bênção individual da saúde

 

Catedral Santa Teresa

Outras Notícias